domingo, 27 de setembro de 2009

Cap. 4 - O albergue


Albergue Praia do Forte
Conheci o primeiro albergue em Recife há cerca de quinze anos. Era o Projeto Nordeste nas Estrelas, cujo intuito era o experimentalismo de uma vida num outro lugar completamente distinto dos pampas sulinos. Lá conheci o banho de piscina. É verdade, fui entrar nesse grande tanque pela primeira vez aos 26 anos. E gostei. Gostei de tudo, de toda a proposta de uma hospedagem em albergue. Depois vieram outros como o da Praia de Iracema, em Fortaleza, e o Cidade do Sol, em Natal.

A escolha da Praia do Forte foi muito influenciada pela qualidade do seu albergue. Boas informações no site, desde preços a todos as vantagens e acessos por conta de seus convênios. Tudo pela web. Arriscamos. E eles cumpriram à risca tudo o que estava proposto, sem enrolação, sem desculpas, sem adendos. Enfatizo bem essa questão, primordial numa viagem, pois não é raro entrar num pacote que muitas vezes está furado. Acertamos tudo antes da saída. Reservamos, pagamos a metade e lá estava o quarto ONÇA. Depois até vimos outros bichos: tartarugas marinhas, baleias, saguis, gatos, tubarões, jegues e até quero-quero. Sabiás cantantes à primavera, só em Porto Alegre.

O café da manhã no albergue é uma verdadeira comunhão. Aquele ''bom dia'' é sempre cúmplice de um grande passeio que foi ou será realizado. A comunicação acontece, e é nessas horas que a importância de se dominar outro idioma é primordial. Estavam hospedados alguns ingleses, alemães, norte-americanos, argentinos e brasileiros dos mais variados recantos. Como a coincidência não pode ser deixada de lado encontrei uma pessoa que, após um longo exercício de memória, se deu conta de que realmente nos conhecíamos. E da Agência Filatélica. Escrever cartas continua sendo uma prática, mesmo da novíssima geração.

Praia do Forte, para voltar; Albergue Praia do Forte, sem pestanejar.


Bruno Brum Paiva

Um comentário:

tepaz disse...

Finalmente, passo por aqui (devagar e sempre...)
dividir,somar
amizade, cumplicidade
admiração por vocês!
afeto,
TePaz