domingo, 15 de janeiro de 2012

Cômoro da Casca





      

  No último Natal visitei a Praia do Pescador, três léguas ao sul das Barracas, na Costa da Lagoa. Entre o café da tarde e o mate que antecede a entrada dos barcos no mar de dentro encontrei Teodoro fuxicando sua rede. Faceiro por mais uma noitada junto a Dorinha, respondeu antes de ouvir minha saudação vespertina apontando para água. Era seu jeito delicadamente xucro de oferecer sem cerimônias tudo que possuía, o conhecimento dos caminhos que serpenteiam bancos de areia até o canal onde os maiores e mais calmos peixes transitam livremente antes que uma rede os capture.

      Teodoro necessitava conversa, estava com o estoque abarrotado por três noites consecutivas de ótima investida em certeiros cardumes, pois só ele conhece bem os ventos que encurralam as tainhas na enseada do Rincão do Cristóvão Pereira. Optamos então por uma caminhada pela beira da lagoa até o Combro da Casca, um sambaqui de ancestralidade imemorial em nossa cultura açoriana. Ali fora um ponto de encontro de antigas tribos indígenas, uma referência geográfica anterior ao Farol do Capão da Marca e que cumpria, pelo  elevado tamanho de seu cume branco pelas conchas e areia da praia, uma espécie de balizamento primário à antiga navegação lacustre. O Combro da Casca era gigante, imponente, reluzia soberano por planícies desinfestadas de pinus e eucaliptos que a monocultura impôs ao agricultor contemporâneo. Era visto com nitidez por quem trafegava além das Barracas.

      Teodoro diminuiu a fala, pausou, olhou para o horizonte e para si mesmo comparando a subtração que o tempo relegou ao Combro da Casca à própria existência. Estaria ele também diminuindo sua força e quem sabe tamanho? Pediu-me então que registrasse para que um filho seu ou quem sabe neto pudesse conhecer o Combro da Casca ainda maior que qualquer pessoa ou animal em seu topo, ampliando dessa forma o  horizonte dos campos e das águas que desenham a Costa da Lagoa.


                          Bruno Brum Paiva
               http://noslemosporai.blogspot.com

       

Nenhum comentário: